segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bolo de Amendoim com Brigadeiro de Paçoca

No último sábado foi a festa junina do colégio da minha filhota. E neste ano eu não consegui ajudar em absolutamente nada com antecedência, então, inspirada pela Alê Luvisotto, 2 horas antes da festa fiz um bolinho temático para a rifa: de amendoim, recheado com brigadeiro de paçoca.

A receita da massa do bolo eu reproduzi igualzinho a Alê ensinou no blog dela, o Radio Vanilla, e você pode pegá-la aqui. A única coisa que fiz de diferente é que dividi a massa em duas assadeiras redondas pequenas, para ter um só bolo mais alto.
Enquanto os bolos assavam, preparei o recheio e a cobertura:

BRIGADEIRO DE PAÇOCA

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 caixa de creme de leite
50 g de leite em pó
100g de amendoim torrado triturado
50 g de creme de amendoim (lembram do Amendocrem? =))

Leve o leite condensado, creme de leite, leite em pó e o amendoim numa panela de fundo grosso e cozinhe, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela (ponto de brigadeiro).
Retire do fogo, acrescente o creme de amendoim e mexa para incorporá-lo ao brigadeiro.

Com o bolo e brigadeiro frios, comecei a montagem. Fatiei os bolos horizontalmente, obtendo fatias de cerca de 1 cm de espessura (guardei os 2 topos arredondados para aproveitar depois). Reguei cada fatia com um pouco de leite e espalhei o brigadeiro. Terminei espalhando o brigadeiro por cima e nas laterais do bolo e salpiquei paçoquinha rolha esfarelada (usei 3).

Queria fazer uma foguerinha de pasta americana pra colocar em cima, mas não deu tempo.
Embrulhei num prato da loja de R$1, passei algumas fitas pra dar mais cara de festa junina e saí correndo. Pena que no meio da bagunça da festa, não vi como ele se saiu na rifa. =(

Com as sobras, montei alguns bolos no copinho: esfarelei os topos dos bolos, forrei os copinhos, coloquei uma porção de brigadeiro e salpiquei a paçoquinha esfarelada. Aproveitamento é tudo. E o pessoal de casa agradece. ;o)

3 comentários:

alessandra luvisotto disse...

ai que perdição!!!

Érica disse...

Hummm! Adoro bolo de amendoim, o teu ficou bem gostoso.
bjs

Monise Tonoli disse...

Meninas, o brigadeiro casou muito com o bolo. Comi um mooonte.
Beijos!