domingo, 27 de setembro de 2009

Cupcake de Nuttela


Voltando a trabalhar full time com a Tomate Cereja, meus hábitos culinários, e consequentemente, o blog, ficaram um pouco abandonados. Mas hoje eu decidi dar um basta nisso e fazer minha terapia de cozinha. E fiquei feliz com o resultado! =)

Uma amiga encomendou cupcakes para o Chá de Bebê da filhota que está a caminho, e foi bem específica: de Nuttela.
Eu nunca tinha feito cupcakes recheados antes, só cobertos, então aproveitei meu retorno à cozinha pra testá-los.
Usei como base uma receita da Patricia Scarpin, como sempre, excelente. Não usei as avelãs, porque eu não tinha, e nem os marshmallows, que não era o caso. E usei o chocolate meio-amargo convencional.
Depois de enformados, e antes de assarem, já coloquei uma colher de chá de Nuttela em metade deles, antes de irem ao forno, para testar. E a outra metade não coloquei nada.
Diferente da receita da Patrícia, os meus levaram 35 minutos para assar em forno médio (aos invés dos 20 recomendados, em forno médio-baixo).
Também descobri que a massa cresce como a que costumo usar, mas depois que esfria, encolhe um pouco, então esteticamente não ficou muito legal - já que isso suja o papel, e ele fica pequeno. Nada que não se resolva colocando um pouco mais de massa - pouco mais da metade na forminha - pra assar.

Fora esse detalhe, o resultado foi fantástico! Uma massa super saborosa. E funcionou bem colocar o recheio antes de assar - a Nuttela aguenta firme. O único problema é que nem sempre ele fica plano em cima, já que a Nutella não cresce com o bolo, o que pra decorar com pasta americana, dificulta. O que eu fiz foi nivelar com mais Nuttela pra fixar a pasta.
E os que eu recheei depois também ficaram muito bons! E como a massa é fofinha, super fácil de "cavar" pra rechear, e depois tampá-lo novamente.

Aproveitei o teste pra congelar alguns e ver se aguentam bem. Depois eu conto.

Beijos e boa semana a todos nós! =D


6 comentários:

Lulu® disse...

Ulala deve ter ficado um espetáculo.
Big Beijos

TOY TOY ! disse...

que delícia, quero provar!

Ana Paula Sá disse...

Como degustadora, digo que aprovei... muitos!!!!!

Dani disse...

Me lembrei que faz muito tempo q não preparo essa receita, fica muito boa.

Comprei esse final de semana formas de empadinha para usar como você esta usando, espero que eu tenha acertado o número, pois me parece que a forma ainda é pequena para o papel.

Paula Lima disse...

Nossa, deve ter ficado uma delícia! Eu costumo rechear antes de colocar no forno também. Mas qdo fui rechear depois, usei uma "seringa" de confeitar. Coloquei brigadeiro dentre e só fiz um furinho no Muffin, igual como fazemos no churros. Fica um espetáculo tb.
Beijos!
Paula

Talita disse...

Tudo de bom! Amo cupcakes, muffins, bolinhos...